segunda-feira, 3 de novembro de 2014

ANÁLISE CRÍTICA DE CURRÍCULO: Um olhar sobre a prática pedagógica


UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – EAD
















ANÁLISE CRÍTICA DE CURRÍCULO: Um olhar sobre a prática pedagógica
Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)




















CLÁUDIA MICHELE GOTTSCHALK DE OLIVEIRA


Canoas, Novembro de 2014.
















1-Identificação do artigo:

FELÍCIO, Helena Maria dos Santos

ANÁLISE CRÍTICA DE CURRÍCULO: Um olhar sobre a prática pedagógica
Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)


Este é um texto onde o autor faz referência sobre os estudos que vem ocorrendo com o currículo e a prática pedagógica, devido a necessidade de aprofundamento da própria prática no currículo.
Além de ser um texto muito extenso, o autor usou uma linguagem extremamente difícil.Afirma que, Currículo é uma construção social do conhecimento coletivo, e continua. O que é necessário que seja feita com organização feita e que também se devem levar em conta princípios básicos da sua construção.
Uma desses valores é de o processo de desenvolvimento do currículo ter sido cultural e, sendo assim, não neutro. A cultura deve ser privilegiada e, por isso, há a necessidade de uma criteriosa análise e reflexão, por parte dos protagonistas da história, aluno e professor, e também autoridades escolares.
O currículo, é vantajoso para analisar as contradições que existem entre as intenções e a prática educativa dos documentos, sendo que as propostas de currículo se expressam mais os almejos do que as realidades. Em relação ao currículo e pratica pedagógica, não se pode compreender o que aprende e o que acontece realmente nos contextos educacionais. Para a realidade curricular é necessário compreender os contextos e as práticas que nele interagem.
O escritor fala muito sobre a prática pedagógica dos professores, no interior da sala de aula é currículo em ação. Sendo o currículo em ação, expressão de valores e de intenções, ele não é determinado, mas construído ao longo da experiência docente do professor, podendo configurar-se como prática reprodutora ou prática inovadora.
A prática pedagógica do professor, deve ser uma rede viva de troca criação e transformação de significados para o aluno. Esta pratica também deve ser capaz de orientar, preparar, motivar e efetivar, por um lado, as trocas entre os educandos e o conhecimento científico, de modo que esses construam e reconstruam os seus significados, autonomamente.
Esse processo é uma via de mão dupla onde deve favorecer as trocas das elaborações construídas em sala de aula, a fim de que os alunos compartilhem seus conhecimentos. Currículo que pode ser construído, de forma que os professores possam contribuir com suas práticas pedagógicas do dia a dia com o grupo, que servirão de instrumentos para estabelecer as bases de uma ação mais autônoma no processo de construção de aprendizagens.
Relata também no trabalho, alguns princípios, que nos ajudam a analisar um currículo em ação e identificar nele indicativos emancipatórios, e:
Deve-se refletir quanto ao planejamento, a ação e avaliação enquanto se atua.
É necessário levar em conta a realidade e o contexto social, isso interfere na prática de uma instituição e nas escolhas que faz em termos curriculares.
O currículo deve operar em meio a questões sociais a aprendizagem se dá em um ambiente social, onde os sujeitos se relacionam e interferem na cultura cada um com o seu olhar.
É necessário que para a análise da prática haja valorização de um conjunto de elementos, sendo eles os aspectos, do contexto social, histórico e político que se vive no momento. A cultura.É importante considerar a cultura da instituição, sem perder de vista a cultura do educando que tem seu modo próprio de olhar e interferir na cultura.É preciso que se perceba as crenças e ideias que sustentam ou que servem de base ao sistema curricular. Conhecer o aluno e suas características que o identificam, facilita a ação da prática pedagógica. Quanto aos o professor é importante na sua conduta que atente para a sua formação acadêmica e como se conduz ação pedagógica com os alunos.
O autor acredita que a independência da prática docente exercida pelo profissional é importante de modo que valoriza a participação, autonomia, diálogo, valorização dos saberes, deliberação docente, gestão participativa, contribuem para a construção de um currículo com indicativos emancipatórios.
Ele também pensa que manter um ambiente favorável a liberdade de expressão dos alunos é importante para a prática pedagógica de forma que as aulas ultrapassem os aspectos acadêmicos e burocráticos. Também julga ser essencial a autonomia do aluno e a responsabilidade e comprometimento com a sua própria formação.
É necessário que a relação entre alunos e professores, não seja em um único sentido, mas que haja um diálogo, resultando assim, numa troca de ideias que favorece a construção coletiva do conhecimento.
Deve ser levado em consideração, que os professores se desafiem em experimentar novos modelos curriculares considerando que, através da ação é possível obter-se a melhoria no trabalho com os discentes.


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