domingo, 30 de novembro de 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – EAD









Relatório de Estágio






                       PLANEJAR: ENSINAR E APRENDER




CATIANA VICENTE PELLEGRINI






CANOAS 2013

                                                   






Catiana Vicente Pellegrini









PLANEJAR ENSINAR E APRENDER
A Escola e suas lições


         
                                                            




Relatório de Prática Docente I apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia- UFPEL/UAB, como requisito à conclusão do Estágio Supervisionado de Anos Iniciais.
 
 







                                          




                                  Supervisor do Estágio CLPD: Lilian Lorenzato
Supervisor do Estágio Escola: Rosângela Furtado Flores

                                        

Canoas, 2013













































Equipe docente responsável:


Professores a distância: Emília Cristina Rodrigues Teixeira, Lilian Rodrigues Corrêa.
Professores presenciais: Joelma Guimarães, Marta Rejane da Luz Fernandes.

Professor Formador: Cristiane Peres de Vasconcellos.







1.    RESUMO


            Neste trabalho está à tentativa de descrever o sentimento e as percepções a respeito do trabalho e experiências durante as duas semanas de estágio. No dia-a-dia escolar, não é comum a prática de avaliar, refletir sobre as ações realizadas. O estágio, embora realizado num período breve, serviu de laboratório para outras ações futuras. A intenção aqui não está em colocar reflexões definitivas, mas aprender, planejar, colocar em prática o que foi previsto e avaliar. Perceber os avanços e conquistas e também os desafios futuros daquilo que não se concretizou.
            Entre as ideias mais destacadas a seguir, estarão as respostas obtidas junto aos alunos nas mais diversas ações ligadas a atividades práticas e participativas. O retorno positivo e resultados adquiridos serão focados com frequência nas questões a seguir: O professor também sente o desafio de manter este nível de aprendizado bom, mas ao mesmo tempo estressante para ele, por outro lado produtivo para o aluno. Este trabalho deseja ser o esboço não conclusivo, mas inicial desta tarefa em busca de uma escola mais adaptada as necessidades e realidade de hoje.  
O estágio foi realizado em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental no Município de Nova Santa Rita /RS, em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, com alunos de oito a onze anos de idade.

PALAVRAS CHAVE:
Percepções, sentimento, respeito, avaliar, aprender, laboratório, prática, planejar, avanços, conquistas, ações, aprendizado, necessidades, busca, Perceber, desafio, escola, tarefa, intenção, reflexões, ações, realidade, professor, aluno, trabalho.


SUMÁRIO

                                                                                                                                                                     
1.    RESUMO........................................................................................... 5
2.    SUMÁRIO      ...................................................................................... 6
3.    APRESENTAÇÃO    ............................................................................7
4.    DESENVOLVIMENTO ........................................................................8
4.1  Etapa de ensino ............................................................................8
4.2 - Processo de Ensino .....................................................................10
4.3 - Aprendizagem dos alunos ............................................................10
4.4 -Trabalho docente...........................................................................11
     5. CONCLUSÃO ........................................................................................13
     6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ......................................................15






2.    APRESENTAÇÃO


            O trabalho a seguir deseja trazer um esboço das atividades e práticas realizadas nas duas semanas de estágio. Certamente não serão questões conclusivas, mas uma tentativa de planejar uma prática e a partir disso buscar refletir as conquistas e os desafios que permaneceram a partir desta experiência.
            No desenvolvimento do relatório deste estágio está a intenção de apresentar as etapas vividas durante este período. Também como aconteceu o processo de aprendizagem, as respostas que os alunos apresentam diante dos temas e dinâmicas propostas. Por fim, também o trabalho do estagiário, a satisfação desta prática dentro do curso, mas também um momento único, cansativo, mas com bons resultados obtidos.
           





3.    DESENVOLVIMENTO




            A experiência de estágio como aprendizado torna necessária uma atitude de humildade e coragem. Preparar um caminho de professor e ao mesmo tempo de aprendiz. É um momento único, que muitas vezes ajuda o educador construir um perfil que corresponda aos desafios atuais e futuros.
            No desenvolvimento deste trabalho serão colocadas algumas conclusões em torno da prática desenvolvida nestas duas semanas. As reflexões não são definitivas, mas a tentativa de expressar um sentimento vivenciado durante este período marcante da cumplicidade professor e aluno.



3.1   Etapa de ensino


Esta etapa de atividade caracterizada como estágio, tornou-se um momento único com objetivos claros de realizar uma experiência num período específico. Buscar se aventurar em caminhos antes pouco explorados com dinâmicas, desejando encontrar com elas respostas e resultados mais eficazes. As avaliações foram feitas periodicamente, buscando encontrar respostas nos dizeres dos próprios alunos, sempre colocar os planos em prática e depois avaliar em seguida.
As atividades do estágio foram produtivas, principalmente pelo conhecimento antecipado da turma onde as atividades foram realizadas. Esta particularidade, juntamente com o conhecimento dos alunos, ajudou e propiciou uma experiência interessante e positiva. A partir deste momento único, é possível imaginar que o aprendizado seja o início da aquisição de conhecimentos importantes para a caminhada como professor.

Os espaços da escola ajudaram no desenvolvimento das atividades preparadas, principalmente o ambiente externo, amplo e natural foi muito proveitoso para os alunos desenvolverem as atividades propostas.
Em relação ao tempo, houve contratempos, chuva, atividades extras organizadas pela escola que tornaram necessário a adequação das propostas a serem trabalhadas. Estes contratempos tiveram o lado positivo, encontrar alternativas, buscar de forma criativa soluções para as situações inesperadas.
Os materiais que estiveram disponíveis para a execução das tarefas não foram satisfatórios, houve a necessidade de adaptações quando necessário, mesmo assim, o que foi planejado seguiu o curso previsto. Os planejamentos realizados tiveram que ser readaptados, principalmente pelo ritmo dos alunos quando não conseguiram realizaram as atividades dentro do esperado. Cada aluno possui o seu tempo para realizar as atividades. A reflexão sobre o tempo do aluno foi percebido com frequência no estágio. Este fator exige do professor-estagiário a compreensão e avaliação da situação, muitas vezes com a necessidade de observação e tomadas de decisões próprias para o momento como o uso de espaços diferentes dos previstos, por exemplo, o pátio da escola. A este respeito, Marilda da Silva, nos presenteia com suas reflexões.

“A nosso juízo, porque a vida real tem uma dinamicidade muitas vezes diferente da que está nas teorias que são ensinadas nos cursos que preparam professores. Neste sentido, as experiências cotidianas e a reflexão-na-ação fazem que esse profissional ultrapasse as teorias cientificas disponíveis, valendo-se de sua experiência pessoal de seus valores e de seus sentimentos para solucionar qualquer conflito” (Silva. 2009)

Procurando manter o estágio como uma etapa diferenciada, foram respeitadas as rotinas dos alunos para não afetar o funcionamento da escola. Durante o estágio foi possível sentir que o professor realmente é uma ponte entre o aluno e o saber. O professor como apoiador, estimulador do aprendizado que deve ser buscado.
      A avaliação e os avanços do aprendizado dos alunos é um momento importante do estágio. Foi possível perceber que o avaliar não produz resultados iguais nos mesmos alunos. Alguns têm melhor desempenho nas atividades lógicas, porém em outras atividades abstratas/teóricas possuem dificuldades e vice-versa. Por isso, foram propiciadas as mais diversas ações de aprendizado no intuito de todos poderem demonstrar os conhecimentos adquiridos.



3.2   Processo de ensino

O estágio, seu planejamento e execução, teve como fator positivo o prévio conhecimento da turma, suas particularidades, mesmo assim foi possível perceber que o professor sempre é surpreendido não conseguindo prever os resultados em algumas atividades específicas. Por isso o plano de aula teve adaptações ao longo da sua execução.  Mesmo os alunos ao possuírem familiaridade com o professor, reagem de maneira única diante de propostas diferenciadas como no estágio.
O estágio também possibilitou a percepção de que o professor sozinho não consegue manter-se criativo o tempo todo. Esta realidade seria possível contando com o apoio de um professor auxiliar dentro da sala de aula. O aluno sempre corresponde positivamente, aprende mais, mantêm o interesse no que é proposto. Este momento também fez lembrar algumas frases de Paulo Freire que a função do professor acima de tudo é libertar neste caso o aluno: “Educador e educandos, co-intencionados à realidade se encontram numa tarefa em que ambos são sujeitos no ato, não só de desvelá-lo e, assim criticamente conhecê-la, mas também no de re-criar este conhecimento” (Freire 1987).
Nos dias de hoje são criadas grandes expectativas em torno da figura do professor. Este como estimulador, motivador, certamente melhor representação do que essa não é possível. No entanto, um educador muitas vezes esta envolto em uma turma de aproximadamente 30 alunos, alguns com problemas de aprendizagem. Certamente esta tarefa solitária ainda é uma realidade que precisa ser superada diminuindo o número de alunos sob seus cuidados.


3.3  - Aprendizagem dos alunos

A turma a qual aconteceu o estágio, desde o principio revelou-se muito ativa, respondendo bem as atividades apresentadas. Em algumas situações esta característica atrapalhou o andamento dos trabalhos principalmente nas atividades que exigiam concentração e memorização. Em outras situações em atividades em espaços mais amplos (pátio da escola) esta característica tornou o trabalho mais produtivo e participativo.
As aprendizagens foram percebidas pela evolução dos trabalhos, o tempo das tarefas aplicadas tiveram significativas melhoras. Alunos com dificuldades de participação no grupo tiveram mais espaço de envolvimento e com isso compreensão.
O trabalho pensado e planejado em função das duas semanas de estágio trouxe bons aprendizados tanto por parte dos alunos e também do próprio estagiário. Foi possível perceber e confirmar o que sempre é dito e defendido por muitos autores. Que todo o planejamento deve ser versátil, sempre prever possíveis mudanças e imprevistos, saber adequar e buscar o fim desejado mesmo por caminhos modificados durante a sua aplicação.

“O professor precisa estar preparado, também para os momentos em que seu planejamento necessite ser modificado sem que com isso o planejamento perca a sua essência, observando também que planejar não significa alienar-se da realidade dando assim autonomia para que o mesmo adapte o seu planejamento a cada realidade de sala de aula”.  (Gama e Figueiredo s.d.)

O aprendizado poderia se tornar mais qualificado e sempre é importante esperar mais, desejar mais, para isso ter materiais mais atualizados poderiam acelerar a aprendizagens como; recursos áudio visuais, materiais didáticos a disposição.

3.4 - Trabalho docente


Em todas as atividades planejadas, os objetivos devem estar sempre presentes, deste modo é possível avaliar o que funcionou, ou necessita trilhar outros caminhos quando atividades semelhantes serão usadas. O conhecimento prévio sobre o assunto também se faz necessário com pesquisas, busca do material mais apropriado para tal situação. Vivemos hoje bombardeados por inúmeras fontes de informações, resultado dos meios eletrônicos que invadiram quase todos os espaços e ambientes de convivência. Esta geração de alunos possui informações em excesso e o professor necessita estar bem informado e orientado para que possa ajudar o aluno a filtrar estas informações, e dar respostas convincentes quando for necessário.
“O docente, a cada nova experiência, vai assim criando sua didática, e com isso enriquecendo sua prática proporcional e, também, dessa forma, o professor acaba usando o seu planejamento como fonte de oportunidade de reflexão e avaliação de sua prática (Gama e Figueiredo s.d.).
O professor hoje está sendo desafiado a manter seu conhecimento atualizado, apostando na formação permanente, buscando novas técnicas e recursos para corresponder às necessidades atuais de seus alunos.


4.    CONCLUSÃO





Historicamente, a educação sempre foi motivo de preocupação e reflexão quanto aos rumos e privilégios que ela proporciona. O fazer e o aprender tornou-se uma realidade inseparável quando o assunto é a educação.
            No trabalho e reflexões aqui colocadas, algumas já fazendo parte do aprendizado que a vida oferece, tendo assim a confirmação das convicções através da prática. Estas convicções ligadas ao que muitos autores procuram defender, reforçar. A educação necessita de respostas, de renovação e de uma prática dinâmica e envolvente. É o caminho mais conveniente quando se busca novos rumos no aprendizado para nossos alunos.
            Durante o estágio, além do aprendizado também os desafios se tornaram presentes, não como uma situação negativa, mas como parte desta rotina educacional. Os desafios que o estágio apresentou foram: necessidades de conhecer os temas e aprofundá-los através de pesquisas, prever e aprender novas dinâmicas a serem trabalhadas com o objetivo de buscar o conhecimento desejado. Muitos temas e o sucesso de assimilação dependem da abordagem, o modo como serão apresentadas, deste modo tornam-se situações prazerosas e produtivas.
            Algumas disciplinas como a matemática, hoje desafia quem está no processo de ensino e aprendizagem. Ao longo de muitos anos não houve preocupação quanto a este tema, somos fruto da geração onde as disciplinas se tornaram uma atividade de desprazer aos alunos, hoje professores. Está realidade está desafiada a mudar, através de novas abordagens mais produtivas e dinâmicas.
            A docência, ao contrário do que muito se fala com notícias, reportagens, pesquisas, revelando temas como violência na escola, desinteresse pelo ato de aprender, é um ato possível de satisfação tanto do professor (estagiário) como do aluno. Esta é a certeza maior a partir destas duas semanas. O educando é o sujeito a ser educado, motivado, trabalhará com dedicação e muito prazer pelo ato de aprender. Na educação e todos que nela se aventuram, sabem que nem sempre é possível alcançar o máximo desejado, mas certamente acreditar, e o otimismo de quem segue este caminho é indispensável, chega de derrotismo. Acreditar, apostar, é a caminhada a ser trilhada pelos novos e sonhadores educadores.

             


 

 

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS





FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido.   17º Ed, Paz e Terra, 1987. Pg. 107

GAMA, Anailton de Souza; Figueiredo, Sonner Arfux de. O Planejamento no Contexto Escolar. Artigo.

SILVA, Marilda da. Complexidade da Formação de Professores (saberes teóricos e saberes práticos). Ed. Cultura Acadêmica, São Paulo, 2009. Pg. 117
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                        Catiana Vicente Pellegrini

“Acadêmica do curso de Pedagogia-EAD da Universidade de Pelotas (UFPEL)”.

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