O QUE NOS DIZEM OS DOCUMENTOS?
PPP E REGIMENTO
ESCOLAR
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um
instrumento de trabalho elaborado de forma coletiva envolvendo toda comunidade
escolar. Nele consta a construção de uma prática pedagógica a partir da realidade.
O PPP deve estar pautado no respeito aos princípios filosóficos e fins que
emanam a legislação em vigor, bem como das diretrizes e princípios da
Constituinte Escolar.
O Regimento Escolar é um documento de
referência para o funcionamento da escola. Nele consta a filosofia, os fins e
objetivos da escola e de seus diferentes setores e o funcionamento e as regras
que regem cada um deles.
a) Esses documentos são de
extrema importância para o bom funcionamento da escola, ou seja, para que a
mesma funcione de acordo com a forma que os sujeitos desejam. Por se tratarem
de documentos elaborados por toda comunidade escolar, eles orientam e auxiliam
a escola a alcançar os objetivos de acordo e sempre respeitando a realidade da
mesma.
O PPP orienta os diferentes segmentos
escolares na busca de objetivos claros, democráticos e participativos,
constituindo a construção de conhecimento, saberes e viveres. Já o Regimento
Escolar é, portanto o instrumento onde ficam definidas linhas gerais e
diretrizes orientadoras para que cada professor, bem como, os demais segmentos
da escola saibam que procedimentos seguir.
b) Devem ser elaboradas com a
participação de todos os segmentos da comunidade escolar, as ações devem estar
de acordo com a realidade da escola, os participantes contribuem com idéias e
traçam planos para que os fins e objetivos sejam alcançados. Devem ser
re-elaborados em período não muito longo, pois com o passar dos anos a
comunidade sofre alterações e o mesmo deve acontecer com esses documentos para
que possam atender e estarem de acordo com as necessidades da comunidade na
qual a instituição está inserida.
c) Na minha escola parceira esses
documentos são construídos juntamente com a comunidade escolar, ou seja, conta
com a participação de pais, alunos, professores e funcionários da escola. Todos
os sujeitos têm o importante papel de traçar o perfil e identificar a realidade
da escola, suas regras e as funções de cada segmento da comunidade escolar. São
registrados também os fins e os objetivos da escolar e o que deve ser feito
para alcançar os mesmos. São elaborados de dois em dois anos e sofrem se
necessário alterações ao longo desse período conforme há mudanças nas leis, no
município, no estado e assim por diante.
d) Os diferentes segmentos da
comunidade escolar se reúnem, levantam e expõem questões relacionadas aos
assuntos e que devam constar nos documentos. A reunião para a elaboração dos
documentos conta com a participação dos representantes de todos os segmentos,
os mesmos levam as questões, respostas, idéias e opiniões que foram conversadas
com o grupo.
O Conselho Escolar é responsável pelo estudo e
planejamento, debate e deliberação, acompanhamento, controle e avaliação das
ações do dia-a-dia da escola tanto no campo pedagógico, articulando as ações,
acompanhando os alunos que estão nos Programas desenvolvidos no ambiente
interno da escola, em relação ao seu rendimento escolar, quanto no
administrativo e financeiro, direcionando o gasto das verbas federais,
estaduais e municipais de modo a garantir a melhor aplicabilidade desses
recursos. Erroneamente, muitas pessoas pensam que ele serve apenas para
fiscalizar, conduzir a aplicabilidade dos recursos que chegam à escola.
Na
elaboração do PPP o Conselho escolar é de extrema importância, pois como é composto
por membros de vários segmentos estando eles ligados diretamente e
indiretamente a comunidade escolar faz com que ele exerça constantemente a tarefa de avaliar a escola como um todo e faça
da auto-avaliação um dos momentos mais importantes em sua atuação, que deve ser
transparente e mais próxima da comunidade
e) Minha escola parceira se
encaixa com os exemplos trazidos no texto Conselho Escolar e Autonomia [... O
Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola deve refletir a dinâmica da
instituição. Nele devem ser explicitados os objetivos, anseios, desejos, ou seja,
tudo aquilo que a escola pretende alcançar. Nesse sentido, o PPP constitui-se
como caminho/busca de uma nova direção e de um novo sentido, mediatizado por
forças internas e externas, visando a atingir os objetivos esperados e
englobando ações explícitas e intencionais para a compreensão da escola que
temos e a construção da escola que queremos...], sendo assim quanto ao PPP e o
Regimento Escolar acredito que minha escola esteja muito próximo daquilo que percebi
ser o “ideal’’ , pois é elaborado com a comunidade escolar e todas as ações
foram elaboradas a partir da realidade da mesma, os sujeitos tem voz ativa na
elaboração dos documentos, ou seja, a escola faz uso de fato da gestão
democrática. Para que a minha escola parceira avance ainda mais em termos de
gestão democrática seria necessário que a comunidade de pais participassem
ainda mais do ambiente escolar e suas ações , trazendo suas colaborações e
apoiando a escola e seus sujeitos na concretização dos objetivos. Vou além
dizendo que a gestão democrática seria ainda melhor se houvesse mais interação
entre a comunidade escolar e o seu entorno, pois sinto que a cumplicidade e a
interação entre ambas as partes deve ser melhor trabalhada já que uma faz parte
diretamente da realidade da outra.
O PPP
da minha escola parceira foi elaborado com base na realidade da comunidade
escolar, foram trazidas situações do cotidiano para que os representantes dos
segmentos pudessem traçar estratégias para alcançar os objetivos desejados e
tivesses conhecimento dos seus limites e deveres. Portanto as situações
trazidas no documento não se distanciam da realidade da escola, acontece que
para alcançar os objetivos faz-se necessário a colaboração dos sujeitos o que
nem sempre ocorre, tal situação já foi mencionada em outros movimentos quando
disse que os pais são ausentes na vida escolar dos filhos e deixam a desejar
nas atividades elaboradas pela escola (não participam nem colaboram), esse fato
não impede o progresso da escola mais o torna mais lento porque antes é
necessário fazer um trabalho para trazer esses pais para a escola e tentar
integrar um ao outro.
Referências:
*Texto Conselho escolar e
autonomia: participação e
democratização da gestão
administrativa, pedagógica e
financeira da educação e da
escola
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