quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Resenha texto- Conselho escolar e autonomia: participação e democratização da gestão administrativa, pedagógica e financeira da educação e da escola

O QUE NOS DIZEM OS DOCUMENTOS?

PPP E REGIMENTO ESCOLAR


 O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um instrumento de trabalho elaborado de forma coletiva envolvendo toda comunidade escolar. Nele consta a construção de uma prática pedagógica a partir da realidade. O PPP deve estar pautado no respeito aos princípios filosóficos e fins que emanam a legislação em vigor, bem como das diretrizes e princípios da Constituinte Escolar.
 O Regimento Escolar é um documento de referência para o funcionamento da escola. Nele consta a filosofia, os fins e objetivos da escola e de seus diferentes setores e o funcionamento e as regras que regem cada um deles.
a) Esses documentos são de extrema importância para o bom funcionamento da escola, ou seja, para que a mesma funcione de acordo com a forma que os sujeitos desejam. Por se tratarem de documentos elaborados por toda comunidade escolar, eles orientam e auxiliam a escola a alcançar os objetivos de acordo e sempre respeitando a realidade da mesma.
 O PPP orienta os diferentes segmentos escolares na busca de objetivos claros, democráticos e participativos, constituindo a construção de conhecimento, saberes e viveres. Já o Regimento Escolar é, portanto o instrumento onde ficam definidas linhas gerais e diretrizes orientadoras para que cada professor, bem como, os demais segmentos da escola saibam que procedimentos seguir.
b) Devem ser elaboradas com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar, as ações devem estar de acordo com a realidade da escola, os participantes contribuem com idéias e traçam planos para que os fins e objetivos sejam alcançados. Devem ser re-elaborados em período não muito longo, pois com o passar dos anos a comunidade sofre alterações e o mesmo deve acontecer com esses documentos para que possam atender e estarem de acordo com as necessidades da comunidade na qual a instituição está inserida.
c) Na minha escola parceira esses documentos são construídos juntamente com a comunidade escolar, ou seja, conta com a participação de pais, alunos, professores e funcionários da escola. Todos os sujeitos têm o importante papel de traçar o perfil e identificar a realidade da escola, suas regras e as funções de cada segmento da comunidade escolar. São registrados também os fins e os objetivos da escolar e o que deve ser feito para alcançar os mesmos. São elaborados de dois em dois anos e sofrem se necessário alterações ao longo desse período conforme há mudanças nas leis, no município, no estado e assim por diante.
d) Os diferentes segmentos da comunidade escolar se reúnem, levantam e expõem questões relacionadas aos assuntos e que devam constar nos documentos. A reunião para a elaboração dos documentos conta com a participação dos representantes de todos os segmentos, os mesmos levam as questões, respostas, idéias e opiniões que foram conversadas com o grupo.
O Conselho Escolar é responsável pelo estudo e planejamento, debate e deliberação, acompanhamento, controle e avaliação das ações do dia-a-dia da escola tanto no campo pedagógico, articulando as ações, acompanhando os alunos que estão nos Programas desenvolvidos no ambiente interno da escola, em relação ao seu rendimento escolar, quanto no administrativo e financeiro, direcionando o gasto das verbas federais, estaduais e municipais de modo a garantir a melhor aplicabilidade desses recursos. Erroneamente, muitas pessoas pensam que ele serve apenas para fiscalizar, conduzir a aplicabilidade dos recursos que chegam à escola.
Na elaboração do PPP o Conselho escolar é de extrema importância, pois como é composto por membros de vários segmentos estando eles ligados diretamente e indiretamente a comunidade escolar faz com que ele exerça constantemente a tarefa de avaliar a escola como um todo e faça da auto-avaliação um dos momentos mais importantes em sua atuação, que deve ser transparente e mais próxima da comunidade
e) Minha escola parceira se encaixa com os exemplos trazidos no texto Conselho Escolar e Autonomia [... O Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola deve refletir a dinâmica da instituição. Nele devem ser explicitados os objetivos, anseios, desejos, ou seja, tudo aquilo que a escola pretende alcançar. Nesse sentido, o PPP constitui-se como caminho/busca de uma nova direção e de um novo sentido, mediatizado por forças internas e externas, visando a atingir os objetivos esperados e englobando ações explícitas e intencionais para a compreensão da escola que temos e a construção da escola que queremos...], sendo assim quanto ao PPP e o Regimento Escolar acredito que minha escola esteja muito próximo daquilo que percebi ser o “ideal’’ , pois é elaborado com a comunidade escolar e todas as ações foram elaboradas a partir da realidade da mesma, os sujeitos tem voz ativa na elaboração dos documentos, ou seja, a escola faz uso de fato da gestão democrática. Para que a minha escola parceira avance ainda mais em termos de gestão democrática seria necessário que a comunidade de pais participassem ainda mais do ambiente escolar e suas ações , trazendo suas colaborações e apoiando a escola e seus sujeitos na concretização dos objetivos. Vou além dizendo que a gestão democrática seria ainda melhor se houvesse mais interação entre a comunidade escolar e o seu entorno, pois sinto que a cumplicidade e a interação entre ambas as partes deve ser melhor trabalhada já que uma faz parte diretamente da realidade da outra.
O PPP da minha escola parceira foi elaborado com base na realidade da comunidade escolar, foram trazidas situações do cotidiano para que os representantes dos segmentos pudessem traçar estratégias para alcançar os objetivos desejados e tivesses conhecimento dos seus limites e deveres. Portanto as situações trazidas no documento não se distanciam da realidade da escola, acontece que para alcançar os objetivos faz-se necessário a colaboração dos sujeitos o que nem sempre ocorre, tal situação já foi mencionada em outros movimentos quando disse que os pais são ausentes na vida escolar dos filhos e deixam a desejar nas atividades elaboradas pela escola (não participam nem colaboram), esse fato não impede o progresso da escola mais o torna mais lento porque antes é necessário fazer um trabalho para trazer esses pais para a escola e tentar integrar um ao outro.

Referências:

*Texto Conselho escolar e autonomia: participação e
democratização da gestão administrativa, pedagógica e
financeira da educação e da escola

*www.infoescola.com › Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário