UNIVERSIDADE
FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA
DO BRASIL
CENTRO DE EDUCAÇÃO
ABERTA E A DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA À DISTÂNCIA
A educação infantil e suas faces
MÁRCIA VERIDIANA DA ROSA DOS SANTOS
Sapucaia
do Sul, 14 outubro de 2014
RESUMO Estagio realizado em uma turma de 23
alunos, com idade de 3 a 4 anos, que antecede ao pré escolar.Sendo assim todas
atividades estão preparando cada aluno para a próxima etapa.construindo o
conhecimento e desenvolvimento da coordenação motora e cognitiva.Conforme
orientações da modalidade, em particular, e da escola no geral, buscamos
aproximara teoria à prática na sala de aula
de forma a promover a aprendizagem significativa.
Palavras-chave:
Planejamento; Ação Docente; Aprendizagem;
INTRODUÇÃO
A Educação
infantil tem uma peculiaridade pois ainda não a fase
alfabetização,mas temos atividades onde os aluno .São preparados para está fase
da vida escolar .Como desenvolvimento da motricidade , coordenação motora e
psicomotora
A turma
tinha apenas um aluno de inclusão com problemas de locomoção,precisa de auxilio
, tendo uma atendente somente para ele.Porem realiza todas as atividades com a
turma.No planejamento foi observado e respeitado o que já havia sido trabalhado
com a turma e o que poderíamos trabalhar em cima disso conforme orientação da
professora titular.
DESENVOLVIMENTO
Como
são crianças na etapa anterior ao pré-escolar, temos momentos de atividades
dirigidas, e outros de brincadeira livre com jogos de montar quebram cabeça,
brinquedos diversos e ao ar livre na pracinha. Para que os alunos possam
desenvolver a criatividade, a motricidade com manuseie das peças, como também
auxilia na coordenação motora. Pois as crianças têm a curiosidade ao tocar os
brinquedos buscando obter respostas e funcionalidade para cada um. Portanto,
mesmo quando estão fazendo atividades livres, estão construindo e reforçando o
conhecimento. Como Piaget chamou a abstração empírica, como tomamos
conhecimento por cor, forma, tamanho dos objetos. Onde cada um toma a partir do
contato adquire algum tipo de conhecimento. Sendo assim é muito importante que
os alunos tenham diversas oportunidades, para a construção deste conhecimento. Temos a interação dos alunos com o meio,
e entre si em momentos livres podemos perceber como se relacionam. Em grupo.
Sendo assim, as demandas para que chegue ao aprendizado não aparecem apenas na
roda de conversa, na leitura de uma história ou na atividade planejada, mas em
todos os momentos, pois estão inter-relacionados. Não passamos o conteúdo por
transferência, mas primeiro buscamos conhecer o que o aluno penso sobre o tema.
E, sempre que possível, explicamos como funciona dentro do que já sabe, e o
novo o que ainda não conhece. Como exemplo de atividade, todas foram direcionadas
para que uma complementasse a outra, procurando não repeti-las no mesmo
dia. Na roda de conversa, por exemplo,
um dia fez-se a leitura de texto que se encaixasse no tema, outro dia, música
escolhida pelos alunos, e também algum tipo exercícios de alongamento. Desta
forma, todos os alunos foram contemplados para o aprendizado. Sempre que se
pensou no planejamento, foi preciso pensar em cada um como individuo e com
preferências, tendo um referencial como ponto de partida, o que prende atenção
de cada aluno em particular. Como, por exemplo, algumas crianças que não se
comunicavam em grupo, mas com jogos de montar realizaram coisas fantásticas.
Também nos momentos de se expressar com desenho foi percebido que alguns eram
extremamente detalhistas, com traços bem definidos e pinturas coloridas. Foi,
levando em conta tudo isso, que busquei colocar atividades diferentes no mesmo
dia, para que todos, de alguma forma, fossem contemplados no processo de
aprendizagem.
PLANEJAMENTO
O planejamento foi baseado na
observação, e nas orientações da professora
titular da turma.Tive todo apoio
dela inclusive ,foi quem me disse qual tema trabalhar.Como é uma etapa onde não
alfabetizamos , trabalhamos mais desenhos, pinturas, colagens,com diversos
materiais. Na educação infantil precisamos ter sensibilidade para compreender o
nosso aluno e respeitar o seu tempo. Como valorizar cada expressão nos seus
trabalhos. Como educadora necessito ter uma flexibilidade no meu planejamento e
todo dia buscar melhorar o mesmo.Sabendo que neste caso estamos preparando os
alunos para futuramente entrarem na fase de alfabetização.Então levei em conta
isso , sendo assim elaborei atividades relacionadas a coordenação, como por
exemplo segurar lápis, tesoura, cola, bolinhas de papel, entre outros.
APRENDIZAGEM
Os
alunos no pré I , que antecede ao
pré-escolar é mais um momento de preparação para o que virá.Tomando como aporte
Vasconcelos(1992), sendo uma turma
formada por crianças, mas não é por isso que não sabem nada.Eles já possuem um
conhecimento trazido de casa, e da comunidade em que estão inseridos.
[...]O primeiro passo ,portanto
,do educador,enquanto articulador do processo ensino-aprendizagem,deverá ser no
sentido de conhecer a sua realidade,ou seja,conhecer a realidade com a qual vai
trabalhar.Para isso, inicialmente o professor tem que aprender com o seu
aluno.( VASCONCELLOS,1992)
Após
realizar a observação com a turma , onde iria realizar o estagio, Aprendi sobre
a realidade de cada um , alem da comunidade, suas famílias .Aprendendo o que
eles gostavam, o que já sabiam para executar as atividades.E reconhecendo suas
dificuldades para realizar as mesmas.Tendo como objetivo aprimorar o
aprendizado para desenvolvimento de cada aluno.Nos momentos de outras atividades
como massinha de modelar , por exemplo aprimoramos a coordenação.Com atividades de desenhos para
colorir a capacidade de pintar dentro dos espaços, seja com lápis ou giz de
cera.Com os quebra cabeças, para concentração e a motora para encaixar as peças.
REDE DE
APOIO
Todas as
pessoas da escola, como professores, direção, supervisão e orientação formaram
uma rede de apoio em que direcionaram e ajudavam, constantemente, com
orientações e sugestões, facilitando o processo do fazer - pedagógico.
CONCLUSÃO
Ao
final deste período de estágio onde foram colocadas em prática algumas teorias
e as pesquisas de entorno realizadas anteriormente, foi possível vivenciar como
o processo de aprendizado se concretiza diferentemente em cada indivíduo.
Não se
esquecendo de ter uma sensibilidade para conhecer o meu aluno, e flexibilidade
para o meu planejamento, buscando melhoras sempre..
Portanto,
continuar aprofundando teorias e adequando as metodologias à realidade em que a
escola está inserida, com certeza, fará a diferença entre docência comprometida
e o ensinar mecânico; entre o aluno que aprende significativamente e o aluno
que memoriza mecanicamente.
Referências Bibliográficas
VASCONCELLOS, Celso dos S.
Metodologia Dialética em Sala de Aula. In: Revista de Educação AEC. Brasília:
abril de 1992 (n. 83).
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