UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – EAD
ANÁLISE CRÍTICA DE CURRÍCULO: Um olhar sobre a
prática pedagógica
Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)
CLÁUDIA MICHELE GOTTSCHALK DE
OLIVEIRA
Canoas, Novembro de 2014.
1-Identificação
do artigo:
FELÍCIO,
Helena Maria dos Santos
ANÁLISE CRÍTICA DE CURRÍCULO: Um olhar sobre a
prática pedagógica
Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)
Este
é um texto onde o autor faz referência sobre os estudos que vem ocorrendo com o
currículo e a prática pedagógica, devido a necessidade de aprofundamento da
própria prática no currículo.
Além
de ser um texto muito extenso, o autor usou uma linguagem extremamente difícil.Afirma
que, Currículo é uma construção social do conhecimento coletivo, e continua. O
que é necessário que seja feita com organização feita e que também se devem
levar em conta princípios básicos da sua construção.
Uma
desses valores é de o processo de desenvolvimento do currículo ter sido
cultural e, sendo assim, não neutro. A cultura deve ser privilegiada
e, por isso, há a necessidade de uma criteriosa análise e reflexão, por parte
dos protagonistas da história, aluno e professor, e também autoridades
escolares.
O
currículo, é vantajoso para analisar as contradições que existem entre as
intenções e a prática educativa dos documentos, sendo que as propostas de
currículo se expressam mais os almejos do que as realidades. Em relação ao
currículo e pratica pedagógica, não se pode compreender o que aprende e o que
acontece realmente nos contextos educacionais. Para a realidade curricular é
necessário compreender os contextos e as práticas que nele interagem.
O
escritor fala muito sobre a prática pedagógica dos professores, no interior da
sala de aula é currículo em ação. Sendo o currículo em ação, expressão de
valores e de intenções, ele não é determinado, mas construído ao longo da
experiência docente do professor, podendo configurar-se como prática
reprodutora ou prática inovadora.
A
prática pedagógica do professor, deve ser uma rede viva de troca criação e
transformação de significados para o aluno. Esta pratica também deve ser capaz
de orientar, preparar, motivar e efetivar, por um lado, as trocas entre os
educandos e o conhecimento científico, de modo que esses construam e
reconstruam os seus significados, autonomamente.
Esse
processo é uma via de mão dupla onde deve favorecer as trocas das elaborações
construídas em sala de aula, a fim de que os alunos compartilhem seus
conhecimentos. Currículo que pode ser construído, de forma que os professores
possam contribuir com suas práticas pedagógicas do dia a dia com o grupo, que servirão
de instrumentos para estabelecer as bases de uma ação mais autônoma no processo
de construção de aprendizagens.
Relata
também no trabalho, alguns princípios, que nos ajudam a analisar um currículo
em ação e identificar nele indicativos emancipatórios, e:
Deve-se
refletir quanto ao planejamento, a ação e avaliação enquanto se atua.
É necessário
levar em conta a realidade e o contexto social, isso interfere na prática de
uma instituição e nas escolhas que faz em termos curriculares.
O
currículo deve operar em meio a questões sociais a aprendizagem se dá em um
ambiente social, onde os sujeitos se relacionam e interferem na cultura cada um
com o seu olhar.
É
necessário que para a análise da prática haja valorização de um conjunto de
elementos, sendo eles os aspectos, do contexto social, histórico e político que
se vive no momento. A cultura.É importante considerar a cultura da instituição,
sem perder de vista a cultura do educando que tem seu modo próprio de olhar e
interferir na cultura.É preciso que se perceba as crenças e ideias que
sustentam ou que servem de base ao sistema curricular. Conhecer o aluno e suas
características que o identificam, facilita a ação da prática pedagógica.
Quanto aos o professor é importante na sua conduta que atente para a sua
formação acadêmica e como se conduz ação pedagógica com os alunos.
O
autor acredita que a independência da prática docente exercida pelo
profissional é importante de modo que valoriza a participação, autonomia,
diálogo, valorização dos saberes, deliberação docente, gestão participativa,
contribuem para a construção de um currículo com indicativos emancipatórios.
Ele
também pensa que manter um ambiente favorável a liberdade de expressão dos
alunos é importante para a prática pedagógica de forma que as aulas ultrapassem
os aspectos acadêmicos e burocráticos. Também julga ser essencial a autonomia
do aluno e a responsabilidade e comprometimento com a sua própria formação.
É
necessário que a relação entre alunos e professores, não seja em um único
sentido, mas que haja um diálogo, resultando assim, numa troca de ideias que
favorece a construção coletiva do conhecimento.
Deve ser levado em consideração, que os professores se desafiem em
experimentar novos modelos curriculares considerando que, através da ação é
possível obter-se a melhoria no trabalho com os discentes.
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